top of page

 Aréas de atuações do Biomédico

 

     

 

Análises clínicas

 

 

 

 

 

 

 

 

   Os Biomédicos saem da graduação já habilitados em análises clínicas. Essa habilitação permite ao biomédico a realização de exames de análises clínicas e assinar os respectivos laudos. Também permite assumir e executar processamento de sangue, assumir chefias técnicas. As áreas de análises clínicas são a microbiologia, hematologia, bioquímica, parasitologia, imunologia.   
 

Biomedicina estética

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   A Biomedicina Estética é a mais nova área da Biomedicina que, sob a comprovação científica dos métodos e técnicas utilizadas, desenvolve e aplica os tratamentos para as disfunções estéticas corporais, faciais e envelhecimento fisiológico relacionados à derme e seus anexos, tecido adiposo e metabolismo.

O Biomédico Esteta está apto a realizar os seguintes procedimentos:

 

  • Eletroterapia;

  • Laserterapia;

  • Microagulhamento;

  • Peelings;

  • Biotecnologias (como Radiofrequência, Criolipólise)

  • Procedimentos invasivos não-cirúrgicos (Carboxiterapia,Toxina botulínica e Preenchimentos injetáveis );

  •  

Além dos procedimentos citados, o Biomédico Esteta pode atuar também no setor de Indústria de equipamentos e cosméticos.

Imagenologia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   Pode atuar em diversos segmentos da área, tais como: tomografia computadorizada, ressonância magnética, medicina nuclear, radioterapia, ultra-sonografia e radiologia médica, sendo excluída a interpretação dos laudos. No momento, os setores mais importantes entre esses são a tomografia computadorizada e a ressonância magnética, onde o biomédico poderá atuar na operação de equipamentos, no desenvolvimento de protocolos de estudo e examinação, desenvolvimento de novas técnicas, além de coordenar grupos de colaboradores e a administração e gestão de conteúdo e contingente dos setores. Outro ramo que oferece boas oportunidades é a Informática Médica, onde o profissional atua exercendo atividades no produto final dos exames seja o conteúdo de dados ou armazenamento das imagens adquiridas.

Citologia oncótica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

    A citologia oncótica se resume na observação ao microscópio de células para a detecção de alterações celulares para o diagnóstico preventivo de doenças na maioria das vezes esfoliativas. Um exemplo de exame é o citopatológico de colo uterino ou papanicolau. O biomédico habilitado em citologia oncótica poderá realizar coleta esfoliativa domaterial cérvico vaginal e ler a lamina, realizar a leitura de citologia de raspados e aspirados de lesões e cavidades corpóreas, atuar no setor de imunohistoquímica e imunocitoquímica, referente ao diagnóstico citológico e assinar o laudo.

Bioinformática

 

Sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar seu texto e me editar. Sou um ótimo lugar para contar sua história e permitir que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.

Bioinformática

 

Sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar seu texto e me editar. Sou um ótimo lugar para contar sua história e permitir que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.

Perfusão Extracorpórea

 

 

 

 

 

 

   

 

 

 

 

   Perfusão extracorpórea é uma das áreas de atuação do Biomédico que vem crescendo e sendo reconhecida cada vez mais. a perfusão extracorpórea é um método utilizado em cirurgias cardiovasculares, ou ainda afecções da aorta, transplantes de coração e/ou pulmão, transplante hepático e em alguns tipos de retirada de tumores e consiste em manter o paciente com suporte artificial de vida (coração, pulmão e rim artificial ou “by pass” cardiopulmonar total) por meio de uma máquina com dispositivos descartáveis, que substitui as funções do coração e dos pulmões, oxigenando e bombeando sangue para o corpo do paciente, podendo então haver a parada do coração para o tratamento, pelo cirurgião, das lesões congênitas ou adquiridas.

   O perfusionista então é o profissional que opera a máquina de C.E.C. (sistema constituído basicamente por uma bomba arterial propulsora unidirecional de sangue e um oxigenador que permitem, respectivamente a perfusão e as trocas gasosas) e é membro da equipe cirúrgica, trabalhando lado a lado com o cirurgião e o anestesista, participando diretamente do controle e cuidado do paciente durante a cirurgia.

Biofísica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   É uma ciência interdisciplinar que aplica as teorias e os métodos dafísica para resolver questões de biologia. A biofísica busca enxergar o ser vivo com um corpo, que ocupando lugar no espaço, e transformando energia, existe num meio ambiente o qual interage com este ser. Aspectos elétricos, gravitacionais, magnéticos e mesmo nucleares estão na fundamentação de vários fenômenos biológicos, e portanto, podem ser tratados pelos conhecimentos das ciências físicas. Em resumo: biofísica é o estudo da matéria, espaço, energia etempo que ocorrem nos Sistemas Biológicos.

Biologia Molecular

 

 

 

 

 

 

 

 

   Tem como campo de estudo as interações bioquímicas celulares envolvidas na duplicação do material genético e na síntese protéica. É uma área intimamente ligada à genética e à bioquímica. A Biologia Molecular consiste principalmente em estudar as interações entre os vários sistemas da célula, partindo da relação entre o DNA, o RNA e a síntese de proteínas, e o modo como essas interações são reguladas

Bioquímica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   É a ciência que estuda os processos químicos que ocorrem nosorganismos vivos. De maneira geral, ela consiste do estudo da estrutura e função metabólica de componentes celulares e virais, como proteínas (proteômica),enzimas (enzimologia), carboidratos, lipídios, ácidos nucléicos (biologia molecular) entre outros.

Biossegurança

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     A biossegurança tem como foco a redução dos riscos de acidentes e de se contrair doenças no ambiente de trabalho. Compreendendo uma série de procedimentos, técnicas, ações e equipamentos para minimizar o risco biológico. 
 

Genética 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   O biomédico geneticista poderá atuar na investigação de doenças genéticas realizando exames de Citogenética Humana e Genética Humana Molecular (DNA), desenvolvimento de medicamentos, participar de pesquisas em todas as áreas da genética. 

Bioinformática

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   A bioinformática é um campo multidisciplinar o qual tem por objeivo armazenar, processar, distribuir e analisar informções biológicas por meio da informática e da matemática estatística. 

Parasitologia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   É a ciência que estuda os parasitas, os seus hospedeiros e relações entre eles. Engloba os filos Protozoa (protozoários), do reino Protista e Nematoda (nematódes), annelida (anelídeos), Platyhelminthes (platelmínteos) e Arthropoda (artrópodes), do Reino Animal. Os protozoários são unicelulares, enquanto os nematódeos, anelídeos, platelmintos e artrópodes são organismos multicelulares. Temos também parasitismo em plantas (holoparasta e hemiparasita) como é o caso do cipó-chumbo. temos parasitismo em fungos (micose) e em bactérias e até vírus. A parasitologia médica também se preocupa com o estudo do vetor.

Virologia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   Estudo dos vírus e suas propriedades. Essencialmente, os vírus são “ácido nucléico envolvido por um pacote proteico”, inertes no ambiente extracelular, somente sendo capazes de reproduzir-se dentro da célula hospedeira, por isso são frequentemente classificados como "parasitas intracelulares obrigatórios". Dentre os tópicos inerentes ao campo da virologia, incluem-se Classificação e estrutura viral, Replicação viral, Patogênese viral, Imunologia viral, Vacinas virais, Terapias virais, Métodos de diagnósticos, Quimioterapia antiviral, Medidas para controle de infecções, Epidemias de vírus, etc.

Indústria

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     Atuar em indústrias químicas e biológicas na elaboração de soros, vacinas e reagentes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hematologia e Banco de sangue 

 

 

 

 

 

 

 

 

   A atuação de biomédicos em Bancos de Sangue (Hemocentros) tem sido bastante requisitada. O biomédico nessa área, estará habilitado a realizar coleta de sangue e executar os testes prévios a transfusão e a doação – a fim de verificar a compatibilidade sanguínea e a presença ou ausência de patologias, sendo estes exames imunohematológicos (tipagem sanguínea ABO, RhD, e pesquisa de anticorpos irregulares) e sorológicos (Doença de Chagas, Hepatite B, C, HIV/AIDS, HTLV I/II e Sífilis). Além disso, pode manipular, separar e produzir hemocomponentes e hemoderivados, bem como realizar o armazenamento destes, também poderá executar atividades relacionadas ao processamento semi-industrial e industrial do sangue, hemoderivados e correlatos, e é capacitado legalmente para assumir chefias técnicas, assessorias e direção destas atividades.

Acupuntura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   A especialização em Acupuntura permite ao biomédico conhecer os princípios da medicina oriental, com destaque para a medicina tradicional chinesa. O curso aborda conceitos de Yin-Yang, cinco fases, funções de Qi, manifestações fisiológicas e patológicas do Zang-Fu (órgãos e vísceras), entre outros. É necessário que o profissional tenha conhecimento sobre os pontos de Acupuntura, meridianos e colaterais, causas e mecanismos da doença e métodos de diagnóstico (anamnese, observação da língua, palpação e ausculta). Para habilitação em Acupuntura, os biomédicos devem realizar cursos de especialização ou pós-graduação, reconhecidos pelo MEC. Também podem fazer a prova de título de especialista em Acupuntura aplicada pela Associação Brasileira de Biomedicina (ABBM), porém esta é opcional. A prova é elaborada pela Associação Biomédica de Acupuntura (ABIOMAC).

Psicobiologia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

         

     

   É uma área de pesquisa comum às duas ciências, que procura desenvolver o conhecimento sobre as bases biológicas do comportamento. Dentre os vários temas estudados pela Psicobiologia, podemos des­tacar a aprendizagem, a estimulação sensorial, os estados psicológicos, as drogas e as doenças mentais.

 

Podendo ser aplicada em:

 

  • Sistema Nervoso;

  • Sistema Circulatório;

  • Sistema Endócrino;

  • Sistema Imunológico;

  • Gênero que envolvem os comportamentos;

 

 

Embriologia e Reprodução Humana

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   Uma das áreas de atuação do Biomédico segundo é embriologia e a reprodução humana, uma área que vem crescendo exponencialmente e atraído muitos profissionais. A Reprodução Humana Assistida é um conjunto de técnicas que visa a viabilização da gestação de mulheres com problemas para engravidar, e o biomédico especialista nesta poderá atuar em:  Identificação e Classificação oocitária, Processamento Seminal, Espermograma, Criopreservação Seminal, Classificação embrionária, Criopreservação Embrionária, Biópsia Embrionária, Hatching. Além disso, o profissional formado nessa área está habilitado para atuar em Embriologia, realizando a manipulação de gametas (oócitos e espermatozóides) e pré-embriões.

Toxicologia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   A toxicologia estuda os efeitos colaterais de substâncias químicas no organismo. A toxicologia tem variados ramos como a toxicologia clínica, forense, ambiental, de medicamentos e cosméticos, ocupacional, veterinária, ectotoxicologia, entomotoxicologia, entre outros.

Análises Bromatológica

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

    A análise de alimentos é uma área muito importante no ensino das ciências que estudam alimentos, pois ela atua em vários segmentos do controle de qualidade, do processamento e do armazenamento dos alimentos processados. Compete ao biomédico: realizar análises físico-químicas e microbiológicas para aferição da qualidade e contaminação de alimentos, desde a produção, passando pela coleta, transporte e pelo armazenamento; o biomédico habilitado nessa área poderá assumir as atividades de responsabilidade técnica, realizar relatórios técnicos, perícias, consultorias e assinar os laudos.

 

Farmacologia

 

   

 

 

 

 

 

 

   É a ciência responsável por estudar o efeitos dos fármacos no organismo humano e suas interações com outras substâncias. A partir do estudo de suas propriedades físicas, químicas e bioquímicas é possível determinar a ação de determinado medicamento ou substâncias nos mais diversos aspectos do corpo e sua atuação no tratamento de certas doenças.

 

Microbiologia

 

 

   

 

 

 

 

 

 Estuda os microrganismos, incluindo eucariontes unicelulares eprocariontes, como as bactérias, fungos e vírus. Atualmente, a maioria dos trabalhos em microbiologia é feita com métodos de bioquímica e genética. Também é relacionada com a patologia, já que muitos organismos são patogênicos.

Análise Ambiental

 

 

 

   

 

 

 

   Trata-se de mais uma das áreas de atuação do biomédico, que por estar habilitado para a realização dessas análises, auxilia na detectação da poluição, no tratamento da água e do esgoto, além de trabalhar na averiguação bioquímica e microbiológica dos alimentos.O biomédico que se dedica à especialização em Análises Ambientais pode desenvolver formas de intervenção nos ambientes hidroelétricos, minerais e urbanos. Diante aos problemas que podem ser notados diariamente, e que se referem ao meio ambiente, a Análise Ambiental tornou-se uma área bastante promissora.

 

Imunologia

 

 

 

   

 

 

 

 

 

   Estuda o sistema imunitário (ou imunológico). Ele lida, entre outras coisas, com o funcionamento fisiológico do sistema imune de um indivíduo no estado sadio ou não, mal funcionamento do sistema imune em casos de doenças imunológicas (doenças autoimunes, hipersensitividade, deficiência imune rejeição pós enxerto); características físicas, químicas e fisiológicas dos componentes do sistema imune in vitro, in situ e in vivo. 

 

Fisiologia Geral e Humana

 

 

 

   

 

 

 

 

           Estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas nos seres vivos. De uma forma mais sintética, a fisiologia estuda o funcionamento doorganismo.

O campo de estudos da fisiologia animal estende os métodos e ferramentas de estudo da fisiologia humana para espécies não-humanas. Também a fisiologia vegetal emprega técnicas de ambos os campos citados anteriormente. Seu escopo e temas são tão diversos quanto a diversidade da vida que existe no planeta. Por isso, pesquisas em fisiologia animal tendem a concentrar-se no entendimento de como as funções fisiológicas mudaram ao longo da história evolutiva dos animais.

 

Coleta de Materiais

 

 

 

   

 

 

 

   

    Realiza toda e qualquer coleta de amostras biológicas para realização dos mais diversos exames, como também supervisionar os respectivos setores de coleta de materiais biológicos de qualquer estabelecimento que a isso se destine. Excetuam-se as biópsias, coleta de líquido, cefalorraquidiano (liquor) e punção para obtenção de líquidos cavitários em qualquer situação. 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saúde Pública e Sanitarismo

 

   O objeto de investigação e práticas da Saúde Coletiva compreende as seguintes dimensões:
O estado de saúde da população ou condições de saúde de grupos populacionais específicos e tendências gerais do ponto de vista epidemiológico, demográfico, sócio-econômico e cultural; os serviços de saúde, enquanto instituições de diferentes níveis de complexidade (do posto de saúde ao hospital especializado), abrangendo o estudo do processo de trabalho em saúde, a formulação e implementação de políticas de saúde, bem como a avaliação de planos, programas e tecnologias utilizada na atenção à saúde; o saber sobre a saúde, incluindo investigações históricas, sociológicas, antropológicas e epistemológicas sobre a produção de conhecimentos nesse campo e sobre as relações entre o saber “científico” e as concepções e práticas populares de saúde, influenciadas pelas tradições, crenças e cultura de modo geral. Sanitarismo apto a atuar nas mesma aréas da Saúde Pública dando ênfase nos departamentos de Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Zoonoses.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© 2015 BiomeDivulga. Todos os direitos reservados.

bottom of page